3º SetorAuditoriaContabilidadeJurídico

Como a Auditoria Independente pode agregar valor ao seu negócio

O trabalho de Auditoria Independente pode proporcionar inúmeros benefícios para a empresa, entretanto, geralmente o trabalho do Auditor é visto apenas como uma mera obrigação, deste modo, nosso objetivo é demostrar de fato o valor que os trabalhos de Auditoria Independente podem agregar ao negócio.

Antes de demonstrar os benefícios que a Auditoria Independente pode proporcionar a empresa, demonstraremos o conceito e definições da Auditoria Independente.

A Auditoria Independente tem como objetivo aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários das informações, sendo estes:

  • Diretoria;
  • Fornecedores;
  • Instituições Financeiras;
  • Investidores;
  • Acionistas;
  • Fundos de Investimentos;

O auditor independente é a pessoa responsável por assegurar a credibilidade das informações contábeis da Entidade, ao opinar se as demonstrações preparadas pela sua administração representam adequadamente sua posição patrimonial e financeira.

O auditor durante a realização de seus trabalhos, por meio de acompanhamento de normas e procedimentos pré-estabelecido, é obrigado a emitir sua opinião sobre as demonstrações contábeis com base nos controles utilizado pela entidade, atestando sua eficiência e eficácia.

Obrigatoriedade

As Entidades consideradas de grande porte, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais), deve submeter suas demonstrações a Auditoria Independente, de acordo com o art. 3 da lei 11.638/2007.

Além das empresas de grande porte, as empresas reguladas também são obrigadas a submeter suas demonstrações a Auditoria Independente.

Alguns órgãos reguladores que exigem as demonstrações contábeis auditadas são:

  • ANS – Agência Nacional de Saúde;
  • BCB- Banco Central do Brasil;
  • SUSEP – Superintendência de Seguros Privados;
  • Empresas lista na Bolsa de Valores;

 

Benefícios da Contratação de Auditoria Independente

O trabalho de auditoria possui diversos benefícios além do cumprimento das obrigações legais, podendo agregar valor à Entidade. Portanto nosso objetivo é demonstrar os benefícios que a Auditoria Independente proporciona, conforme demonstrado a seguir:

  • Melhoria nas práticas de governança corporativa e aumento de transparência e confiança perante os parceiros;
  • Tomada de decisão baseada em dados e processos validados por meio de melhores práticas;
  • Identificação de oportunidades de melhoria nos processos, controles internos e sistemas com a finalidade de automação de processos, evitando retrabalho otimizando custos e despesas;
  • Identificação de possíveis riscos que a Entidade está exposta, realizando recomendações para correção preventiva, com objetivo de evitar ou amenizar perdas;
  • Facilita a tomada de empréstimos bancários a juros mais baixos;
  • Obter financiamento externo por meio de fundos de investimentos, tornando a a empresa mais atrativa aos parceiros de negócios.

O Auditor Independente realiza o entendimento do ambiente operacional em que Entidade opera, realizando diagnóstico do negócio, analisando os processos administrativos, contábeis, financeiros e operacionais, com objetivo de obter segurança no processo e nas informações geradas. E em uma eventual detecção de deficiência, é realizado as recomendações pertinentes, possibilitando redução de custo e otimização de processo, com a finalidade de aumentar a transparência e a credibilidade das informações.

Conforme demonstrado acima, os trabalhos de Auditoria Independente, além do cumprimento das obrigações legais, trazem benefícios organizacionais, econômicos e financeiros, independentemente do porte da Entidade.

 

A Azevedo Auditoria possui equipe especializada, e podemos agregar valor à sua empresa por meio de nossa vasta experiência. Conte conosco!