3º Setor

Doação de Nota Fiscal Paulista sofre mudanças

Consolidado um dos maiores programas filantrópicos do Brasil, a Nota Fiscal Paulista se tornou uma importante fonte de recursos às instituições de assistência social e de saúde. Em 2016, por exemplo, foram distribuídos mais de R$ 100 milhões para as instituições participantes, segundo informações do Governo de São Paulo. A partir desse mês
de dezembro, entrarão em vigor algumas mudanças propostas pelo governador Geraldo Alckmin com o objetivo de melhorar o programa.

A primeira mudança é que a doação será feita somente por internet. As tradicionais urnas de arrecadação de notas ficarão expostas até o dia 31/12/17. Outra alteração é a possibilidade de estabelecer uma doação automática. O consumidor entra no app do programa, escolhe a instituição para qual deseja doar os seus cupons fiscais e autoriza o repasse, desta forma todos os cupons solicitados por esta pessoa serão destinados automaticamente àquela entidade escolhida.

E, a partir de maio de 2018, a expectativa é que os repasses realizados pelo governo do Estado deixam de ser semestrais e tornam-se mensais. O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, acredita que as iniciativas são positivas. “Com as mudanças, os recursos advindos dos cupons fiscais poderão ser mais distribuídos, beneficiando assim um número maior de entidades”, concluí Rogatti.

Fonte: Fehosp – Revista Novo Rumo Dez/2017.