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Procedimentos de Auditoria Utilizados nos Trabalhos de Auditoria das Demonstrações Contábeis

Auditoria é um trabalho de Asseguração, nos quais são aplicados testes para verificar a qualidade das informações obtidas. A formalização destes testes é feita mediantes os chamados WP’s (Working Papers) ou Papéis de Trabalho, em português.

Sabemos que o trabalho de auditoria possui diversos benefícios além do cumprimento das obrigações legais, podendo agregar valor à Entidade e vamos demonstrar as maneiras de aumentar a confiabilidade das informações contábeis através dos testes utilizados nos trabalhos de auditoria.

 

Procedimentos de Auditoria

Os procedimentos de auditoria correspondem ao conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas. Os procedimentos abrangem:

  • testes de observância; e
  • testes substantivos.

 

Os testes de observância visam à obtenção de uma razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da entidade.

A aplicação destes testes requer muita atenção e acuidade do auditor, e normalmente são aplicados sem que os envolvidos no processo auditado percebam, pois, caso isto fosse notado, certamente fariam o correto, pelo menos na frente do auditor.

Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:

  1. a) testes de transações e saldos; e
  2. b) procedimentos de revisão analítica.

 

Este tipo de teste é de fundamental importância na complementação dos testes de observância, considerando que são através dos testes substantivos que o auditor tem condições de constatar sobre a fidedignidade das transações e registros contábeis.

Os testes substantivos são empregados pelo auditor quando ele deseja obter provas suficientes e convincentes sobre as transações, que lhe proporcionem fundamentação para a sua opinião acerca de determinados fatos, como:

  • Existência real: transações comunicadas/registradas realmente tenham ocorrido;
  • Integridade: não existam transações além daquelas registradas/demonstradas;
  • Parte interessada: interessados naquele registro tenham obtido as informações tempestivamente;
  • Avaliação e aferição: itens que compõem determinada transação tenham sido avaliados e aferidos corretamente;
  • Divulgação: transações/registros tenham sido corretamente divulgadas.

 

Tipos de Procedimentos

São os procedimentos de auditoria:

  • Inspeção

Este procedimento pode ser realizado em documentos ou em ativos, como inspecionar extratos bancários, notas fiscais e confirmar a existência de bens, e pode ser realizado uma inspeção física, como contagem de estoque e de caixa.

  • Observação

A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado.

Exemplo: A observação, pelo auditor, da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle, pode alterar a forma que é realizado os procedimentos.

  • Reexecução

A reexecução envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade. Podemos ter como exemplo refazer uma Conciliação Bancaria.

  • Recálculo

O recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente. Pode ser realizado um recalculo, por exemplo, da depreciação, provisão de férias e provisão de perdas.

  • Indagação

Embora a indagação possa fornecer importante evidência de auditoria e possa produzir evidência de distorção, a indagação, sozinha, geralmente não fornece evidência de auditoria suficiente da ausência de distorção relevante no nível da afirmação nem da eficácia operacional dos controles.

  • Confirmação Externa

A Confirmação externa, chamada também de Circularização, é uma importante evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, que pode ser em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos, pois envolve uma terceira parte que não está associada ao trabalho de auditoria.

 

  • Revisão Analítica

São índices, comparações, interpretações, estabelecidos para evidenciar a situação da entidade. Deve-se comparar um ano com outros anos. Também é conhecida como Análise de balanço, ou, como, por exemplo, análise da evolução de receita:

Em análise ao faturamento mensal é possível notar uma distorção no mês de março, quando se comparado aos demais meses, deste modo, por meio desse procedimento surge a necessidade de aprofundar os testes de auditoria, para obtenção de evidências de auditoria.

 

Papéis de Trabalho

Todos os procedimentos aplicados pelo auditor devem ser formalizados, sendo em sistema ou planilhas eletrônicas, denominado WP’S, ou Papéis de Trabalho.

Papéis de Trabalho são documentos e registros dos fatos, informações de provas, obtido durante o trabalho de auditoria, afim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhes suficientes para propiciar na compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

Para uma maior confiabilidade e formalização das informações obtidas, os Papéis de Trabalho devem conter:

Referências, tiques e suas respectivas legendas, data, nome e CNPJ da organização, nome de quem preparou, nome de quem revisou, data de preparação, data de revisão e técnicas utilizadas no desenvolvimento do trabalho.

Os papéis de trabalho têm o objetivo de:

  • Ajudar, na análise dos documentos de auditorias anteriores, ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e execução da auditoria.
  • Facilitar a revisão do trabalho de auditoria; e
  • Registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.

Lembrando que um trabalho de Auditoria não documentado é sinal de trabalho não realizado, desta forma é de extrema importância, manter a formalização dos procedimentos de auditoria aplicado, assim como da organização dessa documentação, de maneira que facilite a localização em uma possível revisão.

Podemos compreender ao ler este artigo que o trabalho de auditoria, quando aplicado de acordo com as normas, aumenta a confiabilidade das informações contábeis, pois o auditor aplica vários procedimentos que irão fornecer segurança razoável para que possa ser emitida sua opinião através do Relatório de Auditoria.

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 Por:  Wagner Alexandre Barbosa