Auditoria

A Importância da Revisão e do Controle de Qualidade nos Trabalhos de Auditoria

Uma empresa é uma organização de seres humanos, onde trabalham com a finalidade de facilitar ou atender às suas necessidades no cotidiano. Deste modo, para realização de um trabalho dentro da Empresa, são envolvidas diversas pessoas, surgindo então a figura imprescindível da Revisão de Qualidade, com objetivo de assegurar se os trabalhos foram executados de acordo com as normas aplicáveis ao negócio, garantindo assim a tranquilidade dos Parceiros de Negócio da Empresa.

 

Na Auditoria não é diferente, com o objetivo de garantir a qualidade das informações divulgadas aos usuários da informação, na adoção das normas internacional em 2010, foi incluído no conjunto de Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicáveis aos Trabalhos de Auditoria a NBC TA 220, que trata exclusivamente do Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis, e as responsabilidades do auditor são específicas em relação aos procedimentos de controle de qualidade da auditoria de demonstrações contábeis.

 

Revisão de controle de qualidade do trabalho é um processo de avaliação dos trabalhos realizados pela equipe de auditoria, na data ou antes da data da assinatura do relatório de auditoria, assim como dos julgamentos relevantes feitos pela equipe de trabalho e das conclusões atingidas ao elaborar o relatório.

A princípio a revisão do controle de qualidade é necessária para que a empresa, por obrigação, estabeleça e mantenha um sistema de controle de qualidade que inclua políticas e procedimentos para obter segurança razoável que:

  • Que a empresa e seu pessoal cumprem com as normas profissionais e técnicas e com as exigências legais e regulatórias aplicáveis; e
  • Os relatórios emitidos pela empresa ou pelos sócios do trabalho são apropriados nas circunstâncias.

Com base nos sistemas de controle de qualidade da empresa, as equipes de trabalho têm responsabilidade de implementar procedimentos de controle de qualidade que são aplicáveis ao trabalho de auditoria, que forneçam informações relevantes e que permitam o funcionamento do sistema implementado.

 

A NBC TA 220 apresenta alguns requisitos necessários para que se tenha um bom controle de qualidade, conforme apresentado a seguir:

  • Responsabilidade da liderança pela qualidade na firma; o sócio encarregado deve assumir responsabilidade pela qualidade dos trabalhos de auditoria para os quais foi designado.
  • Exigências éticas relevantes; o sócio encarregado responsável pelo controle de qualidade, deve durante todo o trabalho permanecer em alerta e fazer indagações aos membros da equipe para evidenciar o não cumprimento das exigências éticas relevantes. Também deve tomar medidas apropriadas para eliminar todas as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável mediante a aplicação de salvaguardas, ou, se considerado apropriado retirar-se do trabalho, quando a retirada é possível de acordo com lei ou regulamento aplicável.
  • Aceitação e continuidade de relacionamento com clientes e de trabalhos específicos; o sócio encarregado responsável pelo controle de qualidade do trabalho deve estar satisfeito de que foram seguidos os procedimentos apropriados em relação a aceitação e continuidade de relacionamentos com clientes e trabalhos de auditoria, e deve determinar que as conclusões obtidas sobre esse aspecto são apropriadas.
  • Designação de equipe de trabalho; deve haver a satisfação do sócio encarregado do trabalho em relação que a equipe de trabalho e qualquer especialista que não faça parte da equipe tenham coletivamente a competência e habilidades apropriadas.
  • Execução do trabalho; o sócio encarregado do trabalho deve assumir responsabilidade pela direção, supervisão e execução do trabalho de auditoria de acordo com as normas técnicas e com as exigências legais e regulatórias aplicáveis. E a emissão do relatório apropriado nas circunstancias.

 

O revisor de controle de qualidade do trabalho pode ser um sócio ou outro profissional da empresa, uma pessoa externa adequadamente qualificada, ou uma equipe composta por essas pessoas, nenhuma delas fazendo parte da equipe de trabalho, com experiência e autoridade suficientes e apropriadas para avaliar objetivamente os julgamentos relevantes feitos pela equipe de trabalho e as conclusões alcançadas na elaboração do relatório de auditoria.

Durante a revisão do controle de qualidade deve ser discutidos assuntos significativos que surgirem durante o trabalho de auditoria e o relatório de auditoria não deve ser assinado antes da conclusão dos trabalhos de revisão de qualidade, sendo obrigatório para auditorias de companhias abertas, porém de suma importância para os demais trabalhos de auditoria.

 

Em suma, a revisão de qualidade é algo primordial garantindo a tranquilidade de todos envolvidos no processo, desde os colaboradores até o usuário da informação e o aumento da confiança do mercado no serviço por ele prestado.

A Azevedo possui equipe especializada, com foco na qualidade nos trabalhos por nós desenvolvidos, garantindo a tranquilidade dos nossos parceiros de negócios. Conte conosco!

 

 

 

  Por: Renato Bianchini