A maioria das pessoas usa as redes sociais para se informar e se conectar com amigos, familiares ou antigos colegas. Porém, a constante exposição das pessoas às mídias sociais está mudando o local de trabalho como conhecemos hoje. Ao longo da última década, as mídias sociais começaram a revolucionar a maneira como os empregadores se envolvem com seus empregados e até mesmo levanta questões sobre como contratar funcionários via redes sociais, selecionando aqueles mais desejados do mercado.
Um estudo global recente da Society of Human Resources Management (SHRM) revelou que 84% das organizações estão usando hoje as mídias sociais para recrutar funcionários e pelo menos 9% estão planejando implementar isso nos próximos dois anos. Comparado com 2011, esse número representa um aumento de 56% em relação a 2011.
Já o estudo da Pew Center of Research, de 2015, relatou que 35% dos norte-americanos usas as mídias sociais para procurar oportunidades de trabalho e 21% já se inscreveram para um emprego que eles encontraram a partir das suas conexões nas redes sociais. Se a sua empresa não está utilizando as redes sociais para encontrar talentos, é hora de se organizar e implementar novas ferramentas.
De acordo com o LinkedIn, 43% dos recrutadores de todo o mundo citam as mídias sociais como a principal fonte de informações para encontrar um supertalento. Recrutar um funcionário talentoso é a mais alta prioridade para os empregadores no ano seguinte.
Vamos falar sobre algumas das novas ferramentas no horizonte que vão ajudar os profissionais de recursos humanos e recrutamento em 2017.
As novas ferramentas sociais do LinkedIn para quem procura emprego ou para recrutadores
Desde que foi adquirido pela Microsoft em 2016, o LinkedIn anunciou uma série de atualizações em seus recursos de mídias sociais. Desde a compra em junho, eles redesenharam as páginas de perfil; lançaram o LinkedIn ProFinder, uma ferramenta para ajudar as empresas a se conectarem com freelancers; colocaram em testes o novo chatbot integrado à versão para desktop do mensageiro; e lançaram o Recruiter System Connect, uma ferramenta para ajudar os recrutadores a manterem os seus candidatos em um único lugar.
“Nossa missão é derrubar as paredes que existem entre aqueles que procuram um emprego e o recrutadores, dando às companhias insights sobre o que elas precisam para atrair a cereja do bolo”, diz Eduardo Vivas, head de Produto e Soluções de Talentos no LinkedIn.
O Facebook é o novo LinkedIn?
No início do ano, o Facebook lançou uma nova ferramenta chamada Facebook Jobs. Ela está disponível apenas nos Estados Unidos e tem como objetivo ajudar pequenas empresas a preencher vagas em todo o país. O Facebook Jobs permite que os empresários tenham a oportunidade de postar vagas de trabalho diretamente na fanpage. Essa ferramenta segue funcionando de forma experimental em algumas cidades.
“Nós estamos focados em criar novas maneiras de ajudar e tornar mais fácil para os empresários interagirem com mais de 1 bilhão de pessoas que visitam as páginas todos os meses. Empresas e pessoas atualmente já utilizam o Facebook para preencher vagas ou buscar empregos, então nós lançamos novas ferramentas que permitam que o interessado se candidate a uma vaga diretamente na rede social”, detalhou a Facebook em uma postagem em seu blog oficial.
O novo recurso é uma grande vitória tanto para empregadores quanto para candidatos. As pessoas visitam o Facebook todos os dias para se conectar com os amigos e com os familiares, cadastram dezenas de dados pessoais e agora elas poderão se candidatar a vagas de emprego também.
“A experiência é simples para os candidatos também. As vagas de emprego devem aparecer no Feed de Notícias, em uma nova aba chamada “Jobs”, juntamente com os outros posts da página em questão. Ao clicar no botão “Apply Now”, um formulário será aberto e nele já estarão preenchidas algumas informações iniciais de acordo com o seu perfil no Facebook. Os candidatos podem revisá-lo e editá-lo antes de enviar as informações para a empresa”, conclui.
Dicas de como atrair os melhores talentos via mídias sociais
- Adicione uma apresentação. Tenha certeza de que os perfis da sua empresa estão sempre atualizados em todas as mídias sociais, o que inclui o visual da sua marca e as informações de contato.
- Apresente um Q&A em vídeo com os seus recrutadores ou profissionais de RH regularmente. Use serviços como YouTube Live, Periscope ou Facebook Live para dar dicas de como se candidatar às vagas que estão abertas na sua empresa. Essas são grandes oportunidades de interagir com pessoas talentosas e reduzir o número de ligações para o seu escritório sobre vagas de emprego.
- Use anúncios patrocinados em redes sociais para colocar a sua marca em frente a candidatos talentosos. Essa é uma forma acessível de colocar as suas vagas de emprego diante de candidatos que tenham o perfil desejado.
“O capital social é essencial para o sucesso de um negócio”, diz LaDonna Lewis, gerente de produtos para HCM na Sage. “A internet tornou o mundo mais conectado e empregadores que abraçarem as mídias sociais sem dúvida vão atingir os seus objetivos de recrutamento de uma forma mais eficiente do que aqueles que não as fizerem.
Você precisa conquistar as redes sociais de forma a atrair o seu público-alvo e interagir com eles do jeito que eles esperam que você interaja. Isso significa alavancar ferramentas como Snapchat, Twitter, LinkedIn e Facebook. Independentemente da sua indústria, as redes sociais vão servir como uma poderosa ferramenta para o sucesso na hora do recrutamento”, finaliza.
Fonte: Via Sage