Contabilidade

Balanço Patrimonial, você sabe o que é?

Certamente você já ouviu aquela expressão “Fechada para Balanço”, não é mesmo?

Mas sabe o que significa esse balanço?

BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial é  uma “foto” da sua empresa. Um relatório que apresenta uma espécie de raio-X, revelando todos os recursos (dinheiro, imóveis, veículos) e as dívidas (com bancos, com fornecedores) de uma empresa em um determinado período de tempo.

Feito mensalmente, é muito importante pois com ele é possível avaliar o desempenho do negócio ao longo do tempo, identificar os lucros ou prejuízos e verificar como está o consumo do dinheiro.

O Balanço Patrimonial é a principal declaração financeira da sua empresa, nele estão retratados todos os tipos de custos, despesas e receitas. Por isso, na hora de fazer o seu, é importante prestar bastante atenção para não se esquecer de nada!

Por ser um documento oficial e de caráter obrigatório, precisa ser feito por um profissional qualificado para isso. Neste caso a presença do contador é fundamental, já que o Balanço pode até mesmo ser considerado por instituições financeiras na hora de uma concessão de crédito, por exemplo.

ATENÇÃO:

Mas, o que deve ser considerado na hora de fazer o Balanço Patrimonial?

  • ATIVOS
  • PASSIVOS
  • PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Dentro dos Ativos você precisa considerar tudo o que a empresa possui e que poderá gerar entrada de dinheiro no futuro: bens, produtos em estoque, investimentos financeiros, etc

Já nos Passivos é preciso considerar tudo que poderá gerar a saída de dinheiro: dívidas, obrigações financeiras da empresa, pagamento de impostos, funcionários, fornecedores, etc

Como resultado temos o Patrimônio Líquido, que é a diferença entre os ativos e os passivos,representando o capital da empresa

Sendo os ativos relativos ao dinheiro que entra e os passivos ao dinheiro que sai, é evidente que o ideal é que a empresa tenha ativos maiores que os passivos, mas para isso, é fundamental o monitoramento constante!